Conheça melhor

O Trem Maker é um coletivo de makers que se formou espontaneamente em 2016, a partir dos primeiros encontros dos FabLabs e Makerspaces recém fundados em Belo Horizonte. O grupo hoje reúne espaços privados e institucionais de diversos segmentos, além de makers e entusiastas que acreditam no potencial da Cultura Maker e na importância da economia criativa para o crescimento econômico de MG.

A iniciativa Trem Maker Contra a COVID-19 surgiu a partir da demanda apresentada pelo Daniel Lopes, fundador da 3DLopes, para fornecer máscara de proteção facial “Face Shield para o Hospital das Clínicas. O FAZ Makerspace ofereceu apoio imediato para execução de corte a laser, e deu apoio na operacionalização para a entrega.

Rapidamente a demanda aumento e formou-se um grupo reunindo representantes de diversos espaços (UFMGLaboratório AbertoFabLab NewtonAnimaLabFabLab ViçosaFabLab Patos de MinasLEFAD PUC Minas e muitos outros). Novos voluntários foram se aproximando, viabilizando o atendimento de uma quantidade maior de pedidos.

O movimento do Trem Maker Contra a COVID-19 é um exemplo da capacidade de mobilização da cultura maker local, e uma demonstração da nossa capacidade de resposta frente a crises.

Agradecemos especialmente à Hotmart pelo apoio para estruturação do projeto, com desenvolvedorestecnologia e recursos que nos permitiram alavancar a produção.

Agradecemos também à Dr. Adriana Franca, médica infectologista, pelo apoio inestimável na avaliação das soluções desenvolvidas e no contato com instituições de saúde em BH.

Projetos

ATRAVÉS DA COOPERAÇÃO DE VÁRIOS ESPAÇOS (UFMGLaboratório AbertoFabLab NewtonAnimaLabFabLab ViçosaFabLab Patos de MinasLEFAD PUC Minas e muitos outros) ESTAMOS DESENVOLVENDO EQUIPAMENTOS PARA RESPONDER À CRISE SANITÁRIA NA QUAL VIVEMOS.

Ver todos projetos

Quer participar?

Estamos em busca de voluntários.

ENTRE EM CONTATO